DEPOIMENTOS

"Completei dois meses agora, no grupo de Teatro para Tímidos, e tenho percebido algumas mudanças no meu dia a dia. Uma delas é no tom da minha voz um pouco mais alto, percebido por alguns amigos e familiares. Outra, e mais estrutural, que envolve aspectos emocionais, é a conquista paulatina da colocação de minha vontade diante da vida, sem ultrapassar a "linha" limite do outro, podendo me expressar melhor, descobrindo e valorizando aquilo que eu desejo. Em relação ao grupo e às atividades percebo que cada encontro é diferente, com pessoas que estão na mesma busca, em seus momentos de descoberta. E, claro, novas amizades já estão surgindo!"
D.

"Quero registrar o quanto o trabalho da oficina Teatro para Tímidos tem me ajudado. Desde o período escolar enfrento dificuldades de me expor em público e nos relacionamentos em geral. Com o auxílio dos exercícios vivenciados na oficina de Léo Wainer estou mais solta e minha timidez diminui a cada dia, já me permitindo lidar melhor com situações onde tenho que me expor e no relacionamento com outras pessoas. Assim, só tenho a agradecer a Léo Wainer."
C.


"O projeto Teatro para Tímidos é inovador, cativante e viciante. Foi criado pelo maravilhoso Léo Wainer. Todos os sábados e segundas ele dispõe de seu tempo para se dedicar a ajudar as pessoas a lidarem com uma das barreiras que mais incomodam o ser humano, a sua timidez. Pois ela acaba dificultando e criando uma série de obstáculos no qual não são fáceis de serem ultrapassados sozinhos. Estou fazendo o teatro há apenas dois meses e já posso colher os frutos e poder me orgulhar dos resultados. Um deles são amigos no qual estou tendo o imenso prazer de conhecê-los e juntos trabalharmos nossos medos e inseguranças. Na minha vida pessoal estou mais comunicativa, deixo de lado a minha incessante autocrítica e a mania de ser perfeccionista me permitindo errar. Estou aprendendo que não estou só nesse mundo de tanto stress, rotina, cobranças no qual passamos despercebidos nos isolando cada vez mais em nossas casas não nos permitindo socializar e trabalhar a dificuldade que a timidez nos coloca o que resulta em um imenso isolamento e reclusão. Felicidade essa é a palavra perfeita para definir todas as vezes que saio das aulas, um sentimento de puro êxtase. Está surgindo uma nova I. mais confiante, mais paciente, mais generosa, um ser humano melhor a cada dia."
I.


"Fiz terapia cognitiva comportamental por um tempo e isso me ajudou, mas foi a oficina do Léo que realmente fez a diferença, tanto os discursos compridos (e muito bem pensados) como os exercícios dolorosamente libertadores. Na oficina, fiz novos amigos, quebrei preconceitos e destravei meu corpo. Faço 6 horas de dança toda semana, algo que seria inimaginável para mim até um tempo atrás. Ainda hoje, minha timidez é mais patológica do que um cuidado inconsciente. Infelizmente, minhas prioridades tiveram que mudar. Sei que tenho muito a trabalhar, mas gosto de me enterrar no quintal e fingir que sou uma cenoura. Tempos de vacas gordas ainda virão. Enfim, obrigado Léo!"
P.


"A oficina tem sido muito importante para mim. Desde o início senti uma empatia muito forte por todos os participantes, acho que pela similaridade, percebida nos relatos, das dificuldades enfrentadas devido à timidez. Acho que é uma excelente escolha para quem busca uma ajuda vivencial. Faço terapia há um ano, mas nestes cinco meses de oficina pude enfrentar minhas dificuldades (timidez e insegurança) de forma mais prática e direta. Sinto-me mais feliz e com mais coragem para buscar mudanças na minha vida. Para finalizar acho que outro motivo do sucesso do trabalho é o fato do Léo ser uma pessoa acolhedora, disponível, bem preparada e muito empenhada no que faz. Isso facilita bastante à integração do grupo e o surgimento de novas amizades, o que para mim tem sido maravilhoso."
E.


"Meu caro amigo Léo. Estou adorando participar da oficina. Até aqui descobri um mundo imaginável dentro de mim e um mundo ainda mais magnífico que vislumbro. No entanto, vou precisar me ausentar por algum tempo. Fiquei muito resignado ao me deparar com essa circunstância, mas hoje isso é inevitável. Espero que seja por um brevíssimo tempo e conto que as portas estarão abertas novamente para mim. Agradeço, de coração, a acolhida e o carinho com que me recebeu. Você é uma pessoa maravilhosa e aprendi a gostar muito rápido de você. Aliás não precisa muito esforço para isso. Agradeço, também, aos amigos de oficina por quem aprendi a me afeiçoar rapidamente. Como sentirei falta dos aquecimentos da Andressa... Pessoa magnífica... Enfim, não sei quanto tempo ficarei fora, mas espero que seja muitíssimo breve. No mais, fique com Deus e um beijo no coração de todos os oficineiros do magnífico e encantador teatro para tímidos."
J.


"Soube do Teatro para Tímidos ao acaso, e me recordo bem do exato instante, no qual, ao folhear uma revista de divulgação de espetáculos teatrais - dessas que ficam espalhados em centros culturais e espaços similares – eu vi um anúncio que se destacava do mar preto e branco por ser azul celeste bem forte. Fiquei empolgada com a descoberta: era exatamente o que eu precisava no momento. Desde então, desejei iniciar as aulas e passei a me indagar como seriam as experiências vivenciadas nessa modalidade diferenciada de teatro. Porém, só pude entrar para o curso meses depois, após ter passado por algumas vivências teatrais fulminantes. Não digo que foram em vão. Algumas me enriqueceram inusitadamente, no entanto a oficina idealizada pelo ator e psicólogo Léo Wainer era o que realmente supriria a minha demanda psicológica, artística e energética. A partir da primeira aula, identifiquei-me profundamente com a realidade dos meus colegas, o que me trouxe uma facilidade de interação imediata com eles que dificilmente eu vivi em outras situações da minha vida. A cada aula, vislumbrava um potencial crescente desenvolver-se. Catarses eu construí individualmente ou coletivamente e me auxiliaram num processo de tratamento psicoterapêutico ao qual eu vinha sofrendo há dois anos e vários meses. Tenho tentado, dentro das minhas possibilidades, explorar todos os meus calcanhares de Aquiles da vida. Para isso tenho buscado uma atenção holística e o teatro tem sido peça fundamental desse quebra-cabeça. Sinto-me extremamente grata por poder integrar esse diferenciado, solidário e cativante grupo de pessoas unidos em torno da superação dos seus obstáculos cotidianos. Antes de fazer parte, poderia me considerar como um ser dividido em duas realidades: a realidade do mundo extra palco - repleto de inseguranças, vergonhas, medo, sentimentos a serem melhor explorados, ditos e vivenciados com assertividade, opiniões a serem ditas mas nem sempre colocadas, ou seja, recheado de todos os fantasmas que figuram no universo da timidez – e a do mundo intra palco – onde o sonho, a realização, a transgressão, a plenitude, o gozo, o poético, o encantamento pela vida, sem deixar de citar o sofrimento positivo, pululam. Agora, noto que os dois mundos já se fundem e fazem com que o mundo comum a todos torne-se um lugar mais fácil de se atuar."
V.

"Apesar do pouco tempo que minha filha participa da sua oficina Teatro para Tímidos não posso deixar de registrar os avanços que vem alcançando na luta contra a timidez. Cada dia tenho mais certeza o quanto valeu a pena ter insistido para que você conseguisse uma vaga para ela no grupo. Lembro também do seu profissionalismo ao relatar que não podia aumentar o número de participantes das turmas,  pois isso prejudicaria a atenção que você dedica a cada aluno nos trabalhos da oficina. Nesse momento, constatei que estava diante de um profissional sério, que não buscava apenas os recursos financeiros, como tantos outros que encontramos no mercado. Pena não ter te descoberto antes, pois tenho certeza que muito sofrimento de minha filha teria sido evitado. Mas tudo bem, você chegou em um momento de grande importância para ela: a faculdade. Nunca me cansarei de elogiar o seu trabalho, divulgar a quem precisa e te agradecer, imensamente. Obrigada mais um vez por tudo."
E.

"Percebo, mesmo com apenas 2 meses de participação na oficina, uma pequena mudança no meu comportamento. Noto que me sinto mais a vontade no momento de me expor, coisa que em determinadas ocasiões me causava um grande desconforto. Até mesmo o ânimo está melhor, a vontade de falar e de conhecer pessoas não está com um bloqueio tão grande quanto antes. Gosto muito da oficina e creio que ainda tenho muito a desenvolver."
P.

"Obrigado, Léo! Foi muito legal ter te conhecido e entrado para o grupo. Espero poder continuar e beber na fonte dos seus ensinamentos". 
D.P.

"Saudades também Léo.. Vou passar lá um dia pra visita-lo. Fico feliz em ver que muitas e muitas pessoas estão passando pela oficina... Seu trabalho e maravilhoso!" 
J.


"Leo, Parabéns pelo sucesso. O seu trabalho tem muito valor. Faz uma diferença incrível na vida das pessoas. Ainda vamos nos reencontrar."
N.

"Bom dia Léo, infelizmente não poderei fazer a reposição da aula nesta quarta, que seria hoje, pois não sei se já comentei com vc .... resido com o meu pai, uma pessoa idosa e doente, pois ele tem a carótida comprometida em 90%, e para piorar a situação,  ele tem passado muito mal, motivo pelo qual não compareci no último sábado. Por outro lado, estava  feliz por conseguir que um irmão ficasse com ele no próximo final de semana, e assim poderia participar do  curso no próximo sábado. 
Contudo, fico muito feliz em assistir as suas oficinas, pois tenho aplicado a todo momento as suas dicas, e o legal é aplicar e logo após sentir o resultado, enfim  tem ajudado e muito, só tenho que te agradecer pela oportunidade. Obrigada!!!!!"
J.
  
"Olá pesso@l, sou a nova integrante do grupo. Saí da minha primeira aula com a sensação de que passei por uma das experiências mais significativas de minha vida. Certamente, um divisor de águas. Fui desafiada ao improviso e me perdi completamente! Perder-se no calor dos acontecimentos e, do nada, desejar reinventar-se. Delicioso! Pela primeira vez tenho a oportunidade de me debruçar sobre mim mesma, poder refletir-(re)fazendo. Feliz 2014!!"
C.M. 


"Léo, desculpa por só estar respondendo agora. Eu não vou poder continuar fazendo as aulas, porque a partir do ano que vem eu vou ter aulas aos sábados na escola, o que é uma pena, pois eu gostaria muito de continuar, porque eu realmente percebi a diferença no meu modo tímido de ser depois que eu comecei a oficina.
Muito obrigada." 
G.L.

"Léo, obrigada pelos meses de aprendizagem e incentivos que foram proporcionados pela oficina! Mas minhas aulas na faculdade retornaram e agora é só hospital e acabei ficando sem horário, resumindo minha vida esta uma loucura rsrs! Espero vencer as barreiras da timidez, porém hoje eu sei q posso contar com todos do teatro que foram super especiais na minha vida! Saudades!😉"
L.S.

"Olá, pessoal, ando em falta com vocês. Não tenho aparecido nos "grandes eventos". Muita atividade! Mas quero registrar que ter participado das aulas do Léo foi o início de grandes mudanças na minha vida. Saí do casulo e agora sou uma 'empreendedora' atuando no ramo de aluguel por temporada. Não só em Copacabana, mas em breve também na Lapa. Preciso da ajuda de vocês para conseguir hóspedes. Toda indicação será bem-vinda!"
N.S.

'Léo,  
Obrigada pela experiência de hoje. Foi muito dolorosa, mas muito empolgante ao mesmo tempo. É bom ter a chance de dar alguma forma às coisas que tumultuam e esmagam tanto a gente. Meu psicólogo ficou feliz quando eu disse pra ele que tinha saído da aula angustiada, na semana passada" 
A.M.

"Ensinamento Leowaineriano:"tragam o desafio para depois da linha!". Algo que tenho refletido bastante ultimamente! O desafio cria o movimento,nos retira da inatividade,pede por respostas e ação! Claro que podemos escolher ficar parados,mas algo la no fundo foi mexido. Aos poucos estou mudando a forma de percebê-lo e até desejá-lo mais,mesmo com medo, ansiedade!"...
D.T.

"Olá. Gostei muito da oficina, das pessoas e da forma que vc faz o seu trabalho. To enviando em anexo a ficha e o questionário"
L.A.

"Lamentei muito minha saída, pois frequentar a Oficina foi uma das melhores escolhas que fiz na vida. Não tem um dia sequer que não pense nos nossos encontros!
 Durante as minhas férias, consigo reorganizar meus horários, e por isso, gostaria muito de frequentar à Oficina de forma intensiva (2ªfeira, 4ªfeira e sábado). Infelizmente, quando acabar as férias (02 de setembro), precisarei sair da Oficina.  No entanto, se um mês por ano eu conseguir fazer já fico muito feliz!"
M.

"Olá Léo, boa noite.
Quero comunicar que, infelizmente, não poderei mais ir aos encontros do teatro. Eu vou me casar em dezembro e estou com tantos gastos com a festa e obra da casa que por isso terei que parar por um tempo o teatro. Fiquei por pouco tempo, mas foi uma experiência muito boa. Eu gostei muito das improvisações, das conversas que provocam e levam a reflexão e dos textos enviados por e-mail. Os exercícios realizados no teatro já me ajudaram muito a me libertar, ou melhor, a domar certos medos e nervosíssimos. Claro que ainda precisaria de muito mais encontros, mas acho que mesmo por pouco tempo eu consegui absorver os benefícios dos encontros.
Muito obrigada e parabéns pelo trabalho!"
M

"Oi Léo. Saudades de vc e de suas aulas. Minha revolução pessoal começou na sua classe!" 
F.

"Grande Léo Wainer, você não tem ideia do quanto foi importante ter passado pela sua oficina. Sou sua eterna fã!"
N.S.

"Oi Léo, 
Encaminho em anexo o comprovante do depósito realizado hoje no valor de R$ 130,00 referente mensalidade de dezembro da C. Se estiver faltando algum valor, por favor, avise. Queria aproveitar para agradecer por tudo que você tem feito pela minha filha, que a cada dia mostra-se mais segura no seu caminhar. De todas as buscas de apoio profissional que tentei para a Camila, a única que realmente apresentou resultados foi o trabalho da sua oficina. Percebo o valor que ela dá ao projeto que você realiza quando a vejo preocupada em se justificar pelas faltas que tem, na maioria das vezes, por conta de trabalhos e provas da PUC. Eu brinco que você vai tirar ela do grupo por conta das faltas e como resposta sempre me fala que te explica cada motivo. Isso reforça a questão que faz de se manter no grupo. No começo nunca queria almoçar depois da oficina com o pessoal de sua turma e agora faz questão de dividir com eles esse momento. Tudo isso mostra uma evolução enorme e, mais uma vez, garanto que o mérito é todo teu com esse trabalho bacana que você realiza. Aproveito para te desejar um excelente Natal e muita saúde e paz na sua vida e de sua família. Ano que vem tem mais. 
Um grande abraço de uma mãe eternamente agradecida."
E.M.

"Só tenho que agradecer a você Professor Léo Wainer pela oportunidade de sempre fazer parte desta família querida !!!!! Tenho aprendido muito !!!!"
J.A.

"Ola meu amigo leo Wainer. Participei do teatro em 2012 e parabenizo você e o seu maravilhoso trabalho. Os encontros foram de suma importância para meu crescimento pessoal. A nossa oficina como você mesmo apelidava é algo extraordinário onde pessoas aprendem o valor da comunicaço e conhecem melhor o próximo. Pretendo retornar agora em 2015, quero crescer mais e mais. Cada aula aprendi como compreender o ser humano e seus mistérios, mistérios esses maravilhosos. Um abraço meu amigo em breve estarei de volta.
13 de novembro de 2014 10:55"
W.


"Parabéns Léo Wainer pelo trabalho que vem realizando utilizando as técnicas teatrais para auxiliar a comunicabilidade do introvertido. Apoio sua resposta para a estudante de teatro que o contestou, pois a técnica cênica já faz parte do dia a dia dos psicólogos. Sua oficina, com certeza, tem auxiliado muitas pessoas. Tenho um curso livre com as mesmas características em Campinas/SP na Fundação Jurgensen. Também sou ator como você e jornalista. Não sou psicólogo, mas uno minha formação na área da Comunicação - pois é disso que o tímido precisa - com as técnicas teatrais. Não se trata de reinventar a roda, mas de dar a oportunidade para o tímido de se manifestar de forma segura e equilibrada num ambiente que respeita sua individualidade e sua busca por expansão na comunicação com o mundo. Claro que os casos graves, considerados patológicos, são encaminhados para um psicólogo. No entanto são raríssimos, pois esses não procuram um curso de teatro para tímidos.
9 de outubro de 2013 06:14
D.R."

"Foi tirando um tempinho no engarrafamento em Botafogo que eu decidi escrever. De última hora. Mas é melhor ser de última hora do que não deixar registrado o meu afeto por uma pessoa magnífica. A minha expressão não é só minha. Que ela venha para representar muitos, todos os outros, que por meio da Oficina Teatro para Tímidos puderam ter contato com Léo Wainer.
Embora não seja do seu agrado que o chamemos de mestre, é estranho dar-lhe a alcunha de dinamizador, condutor de atividades, orientador, ou seja, lá qualquer adjetivo distribuído de um caráter emotivo.
Eu prefiro mestre. Encho a boca para falar mestre. Brado mestre em bom e alto som. Sua maestria abusa da nuance ideal e de um equilíbrio fino do que seria a arte de acrescentar, aprimorar, fazer evoluir. Faz do material riquíssimo jorrante de cada alma humana que passa por sua oficina uma obra-prima ao elevá-la e valorizá-la, ao restituir a ela o papel que sempre teve na eternidade: ser especial, única e importante.
Por meio da condução serena e acolhedora do Léo, cada gesto, ato, expressão, choro, riso, suor, abraço, beijo, gemido, tosse, anseio, ideal, vontade, ansiedade, temor, respiração é aceita e não menos apreciada. Aqui teatro não é apenas diversão, é labor. O trabalho não pesa e não cansa. E se mitiga as forças, são aquelas de natureza física, ao passo que fortalece e nutre o interior.
A oficina não seria tão gratificante caso seu cerne, seu guardião, seu idealizador, pai e amante (Digo isto porque a cada segunda, quarta ou sábado são os mesmos olhos marejados de viço enamorado e voz condensada de magia que despertam). Quando o Léo cruza a linha azul já timidamente desfeita, é um advento, não porque há pompa ou histeria vaidosa. Mas sim porque eu vejo um homem maduro transformar-se em criança, um pretendente a engravatado no mais simples humano e o faz de uma maneira tão natural que é impossível não querer fazer acontecer no espaço que é o nada e que pode vir a ser o tudo".- 
V.F.


"Olá, Léo!
Infelizmente não vou permanecer na oficina de teatro. Aconteceram muitas coisas nesse início de ano que alteraram minha rotina. A troca de emprego foi catastrófica financeiramente. Meu salário que já não era grande coisa, conseguiu diminuir ainda mais e, para piorar, há dois meses não recebo nada... A Travessa, além disso, não está me pagando o que me deve. Fora que eles, a famosa livraria, me obrigaram a pedir demissão, caso contrário me dariam justa causa. Enfim... Muitos problemas!
Junta a isso, uma insegurança enorme em relação a docência, ao fato de está perdido nesse mundo das escolas. De trabalhar a noite na Baixada, em locais pouquíssimo seguro. Estou bem insatisfeito com muita coisa. Um início de ano bem ruim...
Espero retornar, mas não sei quando isso ocorrerá. Quero te agradecer por tudo que fez, que não foi pouca coisa! Fui bem feliz aí com vocês! Fiz bastante colegas e alguns amigos com o pessoal que participa ou participou da oficina. A oficina me ajudou em várias questões pessoais, mas ainda há algumas que tenho que enfrentar. Enfim, obrigado por tudo! Mesmo! Foi incrível te conhecer e ter sido seu aluno no espaço que oferece para esses loucos, rs. Aliais, não te considero um professor, mas um amigo! "
D

"Preciso voltar Léo.  Cresci muito em 2012 com suas aulas. Digo não só o lado emocional e pessoal. Mas eu sentia uma grande alegria espiritual cara. Quero retornar logo."

"Ontem foi a pré estreia do filme Safo. No qual essa pessoa que aparece na foto fez uma participação especial. O que falar de Léo Wainer, que ele tem um lugar guardado na minha mente e coração. Meu professor de teatro através dele ,pude deixar a minha timidez de lado e encarar a vida de peito aberto. Proporcionou que eu conhecesse um grupo de amigos maravilhosos. Mesmo não estando mais no projeto,continuo acompanhando sua vida e seus trabalhos.Gratidão por ter criado um projeto no qual revoluciona a vida de tantas pessoas! Sucesso!"
I.D.

"Leo, eu devo muito a vc, que me ajudou e ainda ajuda em todos os sentidos. Vc ensinou a me libertar dos meus medos. Graças a sua ajuda eu comecei a trabalhar com cinema, o que foi muito bom para mim, obrigada pela oportunidade. Sou muito grata por tudo e pode contar comigo para o que precisar, pois vc é um ótimo amigo, que dá conselho e ouve os problemas de todos."
C.C.