VEZ E VOZ PARA OS TÍMIDOS

Timidez é um problema vivenciado com frequência por muitas pessoas. Sentir suor nas mãos no momento de uma entrevista ou uma queimação no rosto quando é preciso falar em público é comum para muita gente. Alguns chegam a perder a voz em situações inesperadas. 

Por causa da timidez muitas pessoas chegam a perder oportunidades na vida profissional ou mesmo nos relacionamentos do dia-a-dia. 

A timidez pode se manifestar através de comportamento introvertido ou mesmo extrovertido. É uma característica que todos nós possuímos e que pode se apresentar, se revelar em nossas ações e atitudes, dependendo das circunstâncias, dos ambientes, das situações e das nossas experiências de vida.

Quando esta característica é vivenciada com desconforto ou nos atrapalha e causa sofrimento, pode se tornar um grande problema e, dependendo da intensidade, até uma “doença” que pode nos afastar do convívio social.

Na verdade o indivíduo tímido se protege, se resguarda, cuida e se cuida (às vezes em demasia) tentando controlar sua relação com o mundo externo no sentido de evitar sentimentos e emoções desconfortáveis, privando-se assim, de vivenciar relações mais íntegras, plenas e harmônicas com o mundo que o cerca.

O "TEATRO PARA TÍMIDOS" surgiu exatamente para dar oportunidade a estas pessoas, de saírem do casulo e descobrirem todo o seu potencial.

32 comentários:

CHRISTINA MONTENEGRO disse...

Excelente!
Tô mandando o "link" para uma ex-cliente agora, e vou tomar a liberdade de colocar na lista de links do meu BLOG.
Vou te mandar um e-mail, também.
BJS!

► TitaAa ◄ disse...

Olá..
Gostaria de saber, se vc conhece algum lugar em São Paulo com o mesmo genero de teatro. Gostei muito sobre a descrição e me interessou. Qualquer coisa entre em contato comigo thamiris_ribeiro_tita@hotmail.com

vilsena disse...

Olá achei muito bom este teatro, pois sou muito timida, gostaria de saber se existe também em são paulo.
vilsena@ig.com.br

Unknown disse...

oi pessoal, gostaria de saber se ess teatro tem em curitiba tbm , abraço :)

Nadia disse...

Leo Wainer é antes de tudo uma pessoa admirável. Posso dizer que frequentar a Oficina foi uma das melhores coisas de 2012. Uma experiência única, em que as emoções borbulham, em que as experiências são compartilhadas, onde conhecemos as pessoas de forma verdadeira. Obrigada, Léo!

Cristina Silva disse...

Trabalhar o teatro para desinibição e timidez não é novidade nenhuma. Quem é da área teatral sabe muito bem disso.

Uma das funções do teatro na escola e justamente essa.

Me preocupa esse negócio de pessoas fingindo que estão descobrindo a roda, apenas para se promover. Principalmente no caso do teatro quando é gente de outra área.

Eu queria ALERTAR sobre uma coisa:
Pscicólogos NÃO são professores de teatro e não tem formação para atuar como tal.

Pelo que entendi o referido professional não tem formação para atuar como professor de teatro. Ele é psicólogo.

Penso que está havendo um grande equívoco aqui.

Pois a proposta é de um CURSO DE TEATRO. Onde um profissional se passa por professor de teatro.Só que este profissional NÃO é professor é um psicólogo. Os cursos de psicologia NÃO formam professores ou profissionais de teatro.

O curso que forma profissionais/professores de profissional é uma GRADUAÇÃO EM TEATRO (licenciatura).

Hoje qualquer um quer fingir que é professor de teatro ou de arte em geral. Imagina se os psicólogos também....

Por favor não confundam, não desrespeitem as coisas e tentem USURPAR as competências de outras áreas e profissionais apenas por conveniencia própria. Como eu disse psicólogos NÃO são professores e profissionais de teatro.

At

Cristina Silva
Professora de teatro
Graduada em Teatro
Pósgraduada em Artes Cênicas

Cristina Silva disse...

Caro Leo Wainer

Aproveito para fazer a pergunta:

Onde você se formou para atuar como Professor de Teatro? Você tem licenciatura em teatro?

Pelo que entendi não é essa a sua formação portanto você NÃO é professor de teatro e não tem legitimidada para atuar como tal.

Léo Wainer disse...

Prezada Cristina
Não é minha intenção polemizar sobre essa questão muito menos USURPAR as competências de outras áreas e profissionais apenas por conveniência própria.
Não se sinta ameaçada pelo meu trabalho pois, se você ler mais atentamente as informações contidas em meu blog verá que não é uma proposta de CURSO DE TEATRO, não pretendo formar atores e nem me passar por algo que não sou.
Sou ator, profissional de teatro e psicólogo e penso que está havendo um grande equívoco nos seus comentários.
O que ofereço é uma oficina, não é um curso, é um local de trabalho, onde realizo encontros, com atividades que são o fruto do somatório de uma experiência de mais de 30 anos não só como Ator, mas também como Psicólogo com Bacharelado, Licenciatura e Pós Graduação, entre outras formações que você, se desejar, poderá ver em meu currículo completo.
É um trabalho que foi desenvolvido e aprimorado a partir da prática adquirida ao longo dos anos como ator e professor assistente da Prof. Dina Moscovici na escola de formação de atores do Teatro "O Tablado" do Rio de Janeiro e a partir do campo da Psicologia através de experiências terapêuticas diversas que utilizam também a dramatização como técnica e método.
Como profissional da área teatral, sei como você, que trabalhar o teatro para desinibição e timidez não é novidade nenhuma e, inclusive, indico e encaminho várias pessoas que me procuram para escolas de teatro e para atividades artísticas em geral como sendo uma das melhores possibilidades para se trabalhar a questão da timidez, pois estimulam em nós outras formas de expressão que enriquecem nosso mundo interior e nos fortalecem para enfrentar a vida.
A experiência na vida e na escola de teatro, me mostrou porém, que existe uma infinidade de pessoas que sofrem com a timidez e algumas não conseguem sequer se aproximar de uma escola de teatro ou algo similar. E também, que nem sempre aqueles que são somente professores de teatro tem habilidade, acolhimento, atenção e cuidado que essas pessoas necessitam e assim, um bom número delas se afasta depois dos primeiros contatos.
O TEATRO existe antes das escolas de teatro.
O meu trabalho é voltado principalmente para estas pessoas. A elas eu ofereço a escuta, o tempo, o espaço, o acolhimento, a paciência e o cuidado necessários para que possam levar para o espaço de suas vidas cotidianas, para sua vida social ou profissional aquilo que conseguem experienciar e superar no espaço cênico através de exercícios, dramatizações e reflexões.
Apesar de não terem a pretensão de se tornarem atores ou atrizes, pois a grande maioria já exerce ou se prepara para outras profissões, vários deles depois de participarem deste nosso trabalho foram fazer experiências em escolas de teatro. E me orgulho disso.
A minha intenção é contribuir com minha sensibilidade, experiência e conhecimento para ajudar as pessoas aprimorarem a qualidade de suas vidas.
Léo Wainer

Unknown disse...

Onde funciona a oficina? Queria mto me desafiar.gisela

Unknown disse...

Olá Gisela
A oficina funciona em Copacabana, Rio de Janeiro. Como é um local que subloco, só estou lá em determinados dias. Se enviar um e-mail para- teatroparatimidos@gmail.com - eu te repasso o endereço, ok? Amigavelmente, Léo

Celebrante Romon disse...

Parabéns Léo Wainer pelo trabalho que vem realizando utilizando as técnicas teatrais para auxiliar a comunicabilidade do introvertido. Apoio sua resposta para a estudante de teatro que o contestou, pois a técnica cênica já faz parte do dia a dia dos psicólogos. Sua oficina, com certeza, tem auxiliado muitas pessoas. Tenho um curso livre com as mesmas características em Campinas/SP na Fundação Jurgensen. Também sou ator como você e jornalista. Não sou psicólogo, mas uno minha formação na área da Comunicação - pois é disso que o tímido precisa - com as técnicas teatrais. Não se trata de reinventar a roda, mas de dar a oportunidade para o tímido de se manifestar de forma segura e equilibrada num ambiente que respeita sua individualidade e sua busca por expansão na comunicação com o mundo. Claro que os casos graves, considerados patológicos, são encaminhados para um psicólogo. No entanto são raríssimos, pois esses não procuram um curso de teatro para tímidos.

Unknown disse...

Uma pena o curso ser no Rio :(
Moro em São Paulo e estou procurando um por aqui!!

Weslley de amaro disse...

Ola meu amigo leo Wainer. Participei do teatro em 2012 e parabenizo você e o seu maravilhoso trabalho. Os encontros foram de suma importância para meu crescimento pessoal. A nossa oficina como você mesmo apelidava é algo extraordinario onde pessoas aprendem o valor da comunicaçao e conhecem melhor o próximo. Pretendo retornar agora em 2015, quero crescer mais e mais. Cada aula aprendi como compreender o ser humano e seus mistérios, mistérios esses maravilhosos. Um abraço meu amigo em breve estarei de volta.

Marcela disse...

Olá! Gostaria de saber, se você conhece algum lugar em São Paulo com a mesma proposta de teatro. Gostei muito sobre a descrição e me interessou. Ou se há alguma previsão de ministrar este curso por aqui. lella.sp@hotmail.com.

Léo Wainer disse...

Olá Marcela
Infelizmente ainda não tive possibilidade de oferecer este nosso trabalho em São Paulo.
Posso te dizer porém, que oficinas de teatro, dança e de artes em geral são boas possibilidades para se trabalhar a questão da timidez, pois estimulam em nós outras formas de expressão que enriquecem nosso mundo interior e nos fortalecem para enfrentar a vida.
Espero que encontre algo que te atenda.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Por favor me informar o endereço ?

Teatro para Timidos disse...

Por favor, envie um email para teatroparatimidos@gmail.com que lhe envio o endereço completo e informações mais detalhadas. Obrigado.

Anônimo disse...

Oi boa noite! Qual o valor e a forma de pagamento?

Unknown disse...

Boa tarde, tem turma no Rio de Janeiro? E qual o valor?

Léo Wainer disse...

Olá Edna.
Sim, os grupos funcionam somente no Rio de Janeiro.
ESTAMOS LOCALIZADOS EM COPACABANA, NA RUA SIQUEIRA CAMPOS 43 SALA 835 (próximo ao metrô Siqueira Campos).
Você poderá ver em nosso blog que existem grupos em formação e dois grupos em andamento dos quais você já pode participar.
Um as QUARTAS-FEIRAS DAS 19:00 às 21:00 hs e outro aos SÁBADOS DAS 11:00 hs às 13:00 hs.
Todos os grupos são sempre abertos, assim, havendo vagas é possível participar de qualquer um deles a qualquer momento.
Até o momento, no primeiro dia de participação, no ato da inscrição, são cobradas uma matricula - R$ 50,00 e a mensalidade - R$ 280,00. (cheque ou dinheiro).
Se desejar participar, por favor envie um email para teatroparatimidos@gmail.com manifestando seu interesse. Obrigado.

Unknown disse...

Sou extremamente tímida na vida real no Facebook não sou tanto tenho mais coragem

jcavalcanti disse...

Resposta admirável! Aplausos!

Teresa Guimarães disse...

Estou querendo conhecer o curso e saber se seria possível participar. Quem me falou do trabho foi Pablo, um rapaz que admiro muito.
Gostaria de participar da aula de amnhã se fosse possível. Me chamo Teresa e penso q me fará bem. . teresaguimaraeslu@gmail.com
Moro na Barra. Aguardo contato. Obrigada.

Valéria disse...

Agora, em 2019, ainda tem o curso? Aquele para pessoas tímidas?

teatro para timidos disse...

Nossa oficina está em atividade sim.

lorena disse...

Olá! Tem alguma atividade online? Digo isso por causa da pandemia. Obrigada!

Vaena disse...

Oi voltou presencial?

Vaena disse...

Oi , a atividade voltou presencial?

randiocasio disse...

Lucky Club Casino Site | 100% up to €100 + 20 FS
Join Lucky Club Casino and enjoy over 2000 games, including Blackjack, Roulette, Baccarat, Roulette and Video Poker. Register Login. 카지노사이트luckclub

Anita gonella disse...

Resposta magnífica e muito bem fundamentada.

Unknown disse...

Bom dia, como faço para participar, obrigada